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Dicas da Polirodas.

a) Rodas sobre a calçada.
Ao subir e descer da calçada, o veículo sofre esforços desnecessários, como torção de sua carroceria, o que pode ocasionar o surgimento de fontes de ruído. Rodas e pneus também podem sofrer danos, como amassados ou bolhas, além do desbalanceamento e empenos nas rodas. Tudo isso, claro, sem falar que esse procedimento é proibido pelo Código Nacional de Trânsito.

b) Como apertar as rodas de seu carro.
Ao recolocar as rodas no lugar, é preciso seguir duas regras básicas para que elas fiquem firmes.
1ª: Não aperte os parafusos de uma só vez. Inicialmente, aperte-os com as mãos, e só depois dê o aperto final com a chave de roda.
2ª: Há uma seqüência correta para apertá-los, dependendo do número de furos.

c) Lendo o pneu.
Além do nome do fabricante e do tipo e modelo do pneu, as inscrições identificam as medidas e o tipo de construção do produto. Assim, em um pneu 185/65 R 14 86T, temos:

a) Largura (185 mm)
b) Altura (65% da largura)
c) Construção R (radial)
d) Diâmetro do aro (1 polegadas)
e) Capacidade de carga (86, equivalente a 530 kg.)
f) Limite de velocidade (T indica 190km/h)

Índice de velocidade máxima

Código Velocidade Máxima
M 130 Km/h
N 140 Km/h
P 150 Km/h
O 160 Km/h
R 170 Km/h
S 180 Km/h
T 190 Km/h
U 200 Km/h
H 210 Km/h
V 240 Km/h
W 270 Km/h
Y 300 Km/h
Z Acima de 240 Km/h

Calibragem com Nitrogênio

O nitrogênio tem a vantagem de ser um gás mais estável que o ar comprimido, utilizado na maioria dos postos e borracharias. Assim, o pneu não esquenta tanto ao rodar, o que, no longo prazo, proporciona maior durabilidade.
O problema é que existem poucos locais onde é possível calibrar os pneus com nitrogênio, e a operação é paga. Se for adotar o nitrogênio, lembre-se de que é preciso substituir todo o ar pelo novo gás. Caso contrário, o nitrogênio não trará benefício nenhum.

Calibragem dos pneus

Uma vez por semana, pelo menos, cheque a calibragem dos pneus, e a cada 15 dias a do estepe. A pressão deve ser a recomendada pelo fabricante do carro, o que consta no manual do proprietário.
A medição deve ser feita sempre com os pneus frios, ou seja, sem que se tenha rodado mais de três quilômetros. Após essa distância, o ar no interior dos pneus esquenta e se expande, distorcendo a leitura do medidor. Se você for viajar, acrescente uma ou duas libras em cada pneus. Procure usar sempre o mesmo calibrador para evitar distorções e mantenha o estepe com a maior pressão utilizada. Por exemplo: se os pneus dianteiros estiverem com 28 libras e os traseiros com 25 libras, encha o pneu reserva com a mesma pressão dos pneus dianteiros.

Como retirar adesivos dos vidros

Não é todo mundo que gosta de deixar os vidros do carro cheios de adesivos. Para se livrar desses colantes, principalmente os reflexivos, o melhor é jogar com muito cuidado um pouco de água quente. Depois disso, basta ir puxando o adesivo pelas pontas com o auxílio das unhas ou cartão plástico (aquele cartão de banco que você não usa mais, por exemplo). Mas nunca utilize chaves de fenda ou outros objetos metálicos que possa riscar os vidros.

Retirando o grude da pintura

Pinche não combina muito com a pintura do carro. Para retirar aqueles resíduos que pulam de um recente recapeamento para a carroceria do veículo, basta passar uma estopa embebida em removedor, (especial, peça orientação, casa de tintas) no local afetado. Outra alternativa é jogar um pouco de querosene ou óleo diesel, que também removem o pinche. Finalmente, enxágüe a região com água em abundância, para evitar danos na pintura. Uma encerada no local pode dar ótimo acabamento final.

Sem mancha na pintura

Existe uma solução simples para manchas da pintura, feitas por infiltrações no teto da garagem. Estas infiltrações trazem restos de cal e cimento e fazem uma mancha branca que não sai com polidores. Esfregue a metade de um limão cortado na pintura, até haver uma reação química que retira a marca. Depois, lave bem a parte atingida. Após o local ficar bem seco, passe um bom polidor para finalizar.

Atenção com os cromados

Antigamente era comum utilizar palha de aço para devolver o aspecto cromado de algumas peças. Em carros mais novos não é recomendada essa prática, já que muitas vezes as peças são de plástico, revestido com uma tinta que imita o cromado, como é o caso da grade frontal da Parati Crossover. Para tirar as sujeiras das peças plásticas cromada, basta lava-las com água e sabão. Caso a opção seja por um brilho maior, a cera automotiva é eficiente e resolve o problema.

Chega de barulho

Carros que possuem bancos rebatíveis costumam apresentar ruído quando os pinos de travamento apresentam algum tipo de folga. Para resolver este problema, tira-se a folga utilizando um pedaço de fita adesiva enrolado no pino. Dica: antes de colocar a fita, tenha certeza que o barulho está no pino.

Talento no couro

Bancos de couro valorizam qualquer carro. Mas é preciso tomar alguns cuidados especiais para deixa-los sempre bonitos. Para hidratá-los, a dica é passar um pano com óleo infantil sempre que os bancos apresentarem sinais de ressecamento. Mas se o couro estiver bem gasto, recomenda-se passar mousse de sapato, que restaura a aparência original do couro.

Rodas no torno

Mesmo os motoristas mais cuidadosos acabam inevitavelmente raspando as rodas do carro, ou caindo em algum dos muitos buracos das ruas e estradas. Na hora de arrumar fique atento para o tipo de reparo que irá ser feito, pois em alguns casos, a roda é torneada e fica mais fina, o que compromete a segurança do carro. Dica: se o torno for inevitável, procure não repetir a operação, pois quanto mais a roda é torneada mais frágil ela ficará.


Dicas de segurança.

Quando você adquirir um veículo usado nunca esqueça de verificar alguns itens super importantes para não te deixar na mão quando você mais precisar.

a) Se esta equipada com o pneu socorro e se a furação da roda combina com a do seu carro, mande testar.

b) Faça o mesmo em relação à chave de rodas, teste também.

c) Verifique se o extintor de incêncio está dentro da validade, todos tem um lacre, caso tenha dúvidas leve-o em uma casa especializada.

d) Verificar se todos os cintos de segurança estão funcionando perfeitamente, principalmente os traseiros.

e) Caso o carro venha com rodas esportivas, mande verificar a parte interna das rodas, para ter certeza que não tenham qualquer defeito.

f) Mande verificar também todos os pneus para ter certeza que não estão com defeito.

g) Se você for pegar estrada cheio de bagagens, deixe sempre a chave de rodas e o triângulo num local bem fácil, pois cada segundo que você estiver trocando um pneu é muito precioso para você.

h) Se possível leve sempre uma lanterninha dentro da porta-luvas.

i) Quando estiver dirigindo e for passar por um ônibus ou caminhão que estejam parados num determinado ponto, em primeiro lugar diminua a velocidade imediatamente, depois procure olhar por baixo do veículo, em direção a cabine do motorista, caso você venha em sentido contrário, por baixo da carroceria traseira. Tudo isto é para evitar que um pedestre assim que desça do ônibus ou caminhão atravesse a via sem prestar atenção.

j) Quando avistar crianças brincando, diminua imediatamente a velocidade, pois a probabilidade dela atravessar à rua é de cinqüenta por cento.

k) Tenha atenção redobrada quando estiver passando por saída de postos de gasolina nas BRs. São muitos os motoristas, que do jeito que saem do posto, entram logo na pista, e se você somar a falta de atenção mais à velocidade, já sabe.

l) Nunca confie em semáfaro, principalmente se ele estiver verde, dê sempre um toquinho no freio e olhe para os lados rapidamente, principalmente à noite.

m) Quando o semáfaro fechar para você, se você estiver na frente do pelotão, dê sempre um bom espaço antes da faixa de pedestre, caso você pare atrás de algum carro, nunca cole no fundo, dê também um bom espaço. Tudo isto é para evitar que venha algum desatento, (Deus livre) e atinja seu carro por trás e danifique também à frente, ou você atropele alguém que esteja atravessando na faixa de pedestre.

n) Às vezes nos aborrecemos quando os policiais nos advertem e até nos multam por usar o celular e dirigir ao mesmo tempo, mas pode ter certeza, é bastante perigoso, pois sua atenção está dividida entre as duas ações.

o) Nos dias de hoje, há três coisas que são fundamentais na nossa vida, antivírus, camisinha e cinto de segurança, o cinto é realmente importante, muito importante para nossa proteção.

p) É fundamental para você e para os outros que quando você estiver bebendo não dirija. Quando estamos sob o efeito do álcool, saímos do mundo real e partimos para fantasia, além de perdemos muito dos nossos reflexos e da nossa coordenação motora. Imagine a luz de um flash, o acidente ainda é mais rápido.

q) Procure evitar jogar ou deixar que algum carona, jogue lixo pela janela do seu carro, pois fica muito feio sujarmos nossas ruas, avenidas e estradas, além de ser prova de falta de educação.

r) Procure não fumar quando estiver dirigindo, pois às vezes pode cair uma cinza do cigarro no seu colo, aí a maioria das pessoas entram em pânico, perdendo o controle do carro.

s) Caso você esteja numa rodovia e encontre alguma queimada que a fumaça esteja tomando a pista, procure parar bem antes no acostamento com o pisca alerta ligado e saia do carro, ficando ao seu lado no acostamento. Caso tenha algum carro já na sua frente, não pare muito próximo, dê sempre um espaço.

t) Seqüestros relâmpagos: Previna-se (Jornal A Tarde).

  Mantenha os vidros fechados para não facilitar a abordagem de assaltantes;
  As portas devem estar sempre travadas, pois impedem que assaltantes entrem no seu veículo;
  Evite ficar parado na porta de prédios ou estabelecimentos comerciais à noite. Se for esperar alguém, tranque o automóvel e o aguarde em local seguro;
  Quem tem veículo de quatro portas, preste atenção para manter as portas traseiras sempre travadas;
  Quando tiver que parar num semáforo, procure parar na pista central. Os carros parados, próximos a acostamentos, ficam mais vulneráveis aos assaltos, pois o local facilita a fuga de criminosos;
  Em estacionamentos fechados e privativos, procure estar o mais perto possível da guarita, onde há maior movimento;
  Películas de visualização nos vidros é uma ferramenta que reforça a segurança, pois impedem que se visualize quem está dentro do veículo;
  Se alguém na rua fizer sinal que o pneu está furado, tente se certificar antes de parar;
  Procure parar sempre em locais movimentados;
  Se achar que está sendo seguido no trânsito, mude o itinerário. Caso a perseguição continue, evite lugares ermos e procure a ajuda da polícia;
  Não dê carona a desconhecidos.

u) Atenção na carga.
Carros que ficam muito tempo na garagem acabam com a bateria descarregada, principalmente no inverno, quando a temperatura é menor. Na hora de recarregar a bateria, atenção para uma dica simples, que pode evitar danos no veículo. Procure estar atento e sempre que for fazer uma ligação entre uma bateria e outra (chupeta) ligue o pólo positivo com o positivo da bateria doadora, e o negativo, com o negativo. Caso contrário a centraliza do carro pode queimar, e o que seria uma simples carga de bateria pode acabar custando muito caro.

v) Sem gordura.
Rodando na estrada, o pára-brisa está sujeito a receber óleo espirrado por outros veículos, principalmente dos caminhões. Se isso ocorrer, e o vidro estiver com aquele aspecto engordurado, o mais indicado é lavá-lo com água quente, única forma de dissolver a oleosidade no vidro, devolvendo a visibilidade original.

w) Atenção com parafusos de rodas.
Ao substituir as rodas de aço estampado por unidades de liga leve, você precisa, geralmente, também trocar os parafusos. O ponto de apoio desses parafusos na roda de liga é mais distante do cubo, exigindo peças mais longas. Mas cuidado para não usar parafusos de má qualidade, já que o risco de quebra existe e pode gerar um grave acidente. Como é difícil "reconhecer" se a qualidade do parafuso é duvidosa, melhor não correr riscos: use sempre parafusos originais.

x) De olho no tanque.
Procure sempre abastecer o carro quando o marcador de combustível acusar, no mínimo, ¼ de tanque. Pode parecer besteira, mas o simples fato de não deixar o tanque secar evita que a sujeira se desprenda das paredes internas do reservatório e acabe indo parar nos bicos injetores. Recomenda-se também retirar o tanque e lavá-lo uma vez ao ano.

z) De todos os seus bens, carros, celulares, jóias, carteiras, o mais precioso é sua vida, a qual se você perder, nunca a terá de volta, além de deixar muitas saudades, um vazio muito grande dentro das pessoas que te amam, nunca reaja a assalto, não tente correr, não faça movimentos bruscos, mantenha a tranquilidade e o controle. Que Deus te livre, mas tenha muito cuidado
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